Cloud Services: a jornada para a nuvem começa dentro de casa

Se alguém seguir atentamente o caminho de crescimento da nuvem, poderá entender facilmente que a adoção do cloud server registrou um aumento em todos os tipos de setores e negócios. 

As empresas continuam investindo em servidores na nuvem. Isso inclui o uso da cloud pública, privada e híbrida. Em pesquisa realizada pela Flexera, 84% dos entrevistados afirmaram usar mais de quatro plataformas.

Mas como tudo isso é gerenciado? Arrumar a casa e fazer a gestão das plataformas na nuvem é um item essencial para fazer o melhor uso de cloud server ou entender a hora certa de migrar para uma solução pública ou privada.

No post de hoje, vamos discutir os benefícios da gestão na nuvem e como ela te permite economizar recursos na hora de fazer sua migração!

1. Obtenha uma visão unificada dos custos e da utilização de TI

Quando um ambiente em nuvem é gerenciado adequadamente, os líderes de TI e de negócios têm uma visão abrangente dos ativos, incluindo serviços e software em nuvem. Isso, por sua vez, ajuda as organizações a usar essas ferramentas de maneira mais eficaz.

Em um ambiente bem gerenciado, a equipe de TI pode rastrear com precisão os gastos e as tendências históricas, além de atribuir os custos de recursos a departamentos, projetos ou aplicativos específicos, o que ajuda no orçamento e aprimora a utilização geral. Esse tipo de visibilidade melhora drasticamente a posição dos líderes de TI durante as conversas sobre alocação de recursos.

2. Entenda o real retorno sobre o investimento da nuvem

Em um ambiente em nuvem amplo, é difícil para os gestores na área argumentarem com alguma credibilidade real que os recursos da nuvem estão obtendo um retorno tangível do investimento, porque a organização carece de informações sobre custo e utilização. 

Esses são dois dos principais fatores necessários para demonstrar o verdadeiro valor da nuvem .Porém, em um ambiente bem gerenciado, as equipes de TI podem apresentar um caso detalhado sobre como ferramentas específicas da nuvem estão ajudando a eliminar ineficiências ou aumentar a receita.

3. Minimize o risco de perda de dados

Qualquer ação tomada para reduzir o risco de vazamento de dados ou outro ataque cibernético bem-sucedido tem o potencial de economizar uma enorme quantia em dinheiro. No “Cost of Data Breach Study2019”, divulgado pelo Instituto Ponemon, descobriu-se que o custo médio global de uma violação de dados agora é de USS 3,92 milhões. Enquanto isso, o custo médio para cada registro perdido ou roubado contendo informações sensíveis e confidenciais é de USD 141.

Práticas eficazes de gerenciamento denuvem aumentam a segurança e reduzem o número de vulnerabilidades que podem ser expostas a pessoas mal-intencionadas. O controle da expansão da cloud também garante que as configurações atendam aos padrões da empresa, que os dados sejam adequadamente protegidos e que a continuidade operacional seja mantida.

4. Prepare-se para migrar de plataforma

Possuir a própria cloud server nem sempre faz sentido, e a opção por uma nuvem pública ou híbrida (uma combinação da cloud público com o privado) pode apresentar um melhor custo-benefício para a empresa. Existem diversas razões pelas quais as empresas optam pela migração. Entre elas, podemos citar a flexibilidade, permitindo às organizações aproveitarem uma maior escalabilidade dos serviços.

Contudo, para que a migração seja eficiente, entender qual é o uso e quais são as exatas necessidades de nuvem da empresa é essencial. O gerenciamento eficaz ajuda as organizações a se livrarem das despesas desnecessárias e a otimizar os recursos da cloud, resultando em melhores resultados por menos dinheiro.

Caso sua empresa tenha dificuldades, contar com uma consultoria durante a migração é essencial para garantir os melhores resultados.

Conheça os soluções da TNX e veja como podemos ajudá-lo!