A maior parte dos times estão em casa, todos conectados, os escritórios mantem o mínimo indispensável de funcionários, não aceitam visitas. O que posso esperar do meu gasto?

Esses tempos nos obrigam a realizar uma mudança estrutural, temporária ou não, que afeta a forma em que nos relacionamos nos negócios. Temos a sorte de que a tecnologia, na maioria dos setores, nos acompanha para realizarmos essa mudança. Muitas empresas já estavam realizando esse tipo de política sem um sentido de urgência tão marcado mas, de qualquer forma, o home-office hoje é uma realidade para a maior parte da população mundial.

Esses dias surgiram muitas publicações de profissionais e especialistas que sem dúvida poderão ajudar a muita gente a se reorganizar, principalmente para quem não está acostumado a trabalhar remotamente.

Todos esses artigos estão focados em manter a operação, a produtividade, a motivação da equipe de trabalho, mas, e os custos? O que podemos esperar que passe com eles?

Por conta da minha experiência no mercado de Telecom compartilho aqui uma guia de poucos pontos do que podemos esperar e algumas dicas. Espero que possam a aproveitar!

TELEFONIA FIXA

Uma característica dos contratos de Telefonia atuais é que predominam os custos fixos, que não dependem do consumo (com exceção dos serviços 0800/ número único) por esse motivo não espere um forte ajuste da sua fatura, mesmo que 100% de seus escritórios estiveram fechados e a infraestrutura esteja em desuso. O volume de ligações irá cair, mas os custos não.

Se você tem instalada telefonia IP poderá aproveitar alguns recursos físicos do seu escritório para os usuários virtuais.

Nesse tempo as instalações programadas possivelmente não se realizem ou sejam realizadas fora do prazo. Se tinha projetado um aumento de gasto por novas instalações de linhas pode prever que esse aumento não será refletido no tempo planejado.

Pode avaliar a possibilidade de realizar um bloqueio temporário de serviços (em alguns países as operadoras permitem realizar bloqueio de serviços por 3 meses sem custo)

TELEFONIA MÓVEL

Agora começa a parte divertida.

Mesmo na América Latina, a situação é diferente de país a país existe mesmo com uma forte tendência à modalidade de “Plano de dados + qualquer tipo de ligação incluída”. Se tem esse tipo de contrato provavelmente, nas linhas que já tem alocadas, não terá grandes variações de gasto.

E como fazer a gestão os novos usuários?

Seguem algumas recomendações:

  1. Acelerar a formalização de políticas de alocação de aparelhos e planos.
  2. Verificar se as áreas não estão tomando a decisão de cobrir os custos de telefonia dos usuários por meio de políticas de economia de gasto e, se for o caso, avaliar a possibilidade de alocar linhas para usuários com maior consumo e evitar sobre-custos. Se tem linhas em estoque é o momento de aproveitá-las.
  3. Monitorar os gastos.

Uma boa notícia em termos de custos é que se tinha um gasto elevado em Roaming (para países onde ainda não está incluído o roaming em planos fixos) provavelmente ao menos no próximo trimestre seu gasto irá diminuir.

ATENÇÃO: Se alguém de sua empresa está fora do país e tem dificuldade de retornar você deve verificar com a sua operadora rapidamente a possibilidade de ativar um plano de roaming adequado para o lugar onde ele estiver.

E se precisar de ajuda para gerenciar e administrar essas mudanças, eu posso te ajudar! E este momento de parar e reanalisar os nossos custos, mas sem esquecer que a tecnologia é uma ferramenta que nesses tempos é chave para nos manter conectados.

Se quer saber mais, me contate!

Maria Paula Pombo

Project Manager – TNX América Latina

ppombo@tnxcorp.com