SD-WAN na América Latina: oportunidades, benefícios e desafios
Durante os últimos anos fomos testemunhas da expansão global da tecnologia SD-WAN motivada, principalmente, por sua capacidade de adaptação ao mercado e às novas necessidades de conectividade e escalabilidade que as empresas exigem atualmente para cumprir seus objetivos de transformação digital.
Porém, esta expansão não foi equitativa ao redor do mundo. O mercado da América Latina apresenta condições e limitações próprias que fazem com que, em muitos casos, as decisões de apostar na tecnologia SD-WAN sejam mais difíceis e com resultados menos previsíveis.
Dito isto, vale a pena repassar rapidamente todos os dogmas que foram impostos sobre esta tecnologia, levando em conta as particularidades da nossa região.
1. Facilidade de operação e gestão. Rápida implantação.
Numa implantação de SD-WAN, a largura de banda pode aumentar ou reduzir facilmente de acordo com a demanda do negócio. Os gateways SD-WAN permitem a combinação das capacidades de várias conexões WAN e de forma transparente com a tecnologia utilizada, combinando diferentes tipos de ligações para a construção das redes empresariais: Serviços de banda larga de internet, mesclados com redes MPLS e com conexões 4G LTE, criando ambientes híbridos e complementares entre estas tecnologias.
Ganha-se, desta forma, controle, visibilidade, disponibilidade e escalabilidade, permitindo as empresas discriminarem onde será investido mais ou menos, de acordo com o tráfego ou da criticidade do mesmo.
A tecnologia SD-WAN possibilita às organizações que a utilizam poder agregar, eliminar ou mudar facilmente as conexões WAN à única demanda do seu negócio.
Entretanto, na América Latina, ainda não é popular entre os prestadores de serviço e ISPs prover portais serviços que permitam habilitar, desabilitar, ou reconfigurar conexões e que sejam integráveis com a mesma plataforma de gestão SD-WAN, como ocorre na Europa, América do Norte e Ásia.
Na prática, as restrições contratuais, comerciais ou a simples falta de ferramentas dos prestadores acabam ofuscando uma das maiores vantagens da tecnologia. Processos, em teoria, automatizados se tornam manuais e igualmente burocráticos aos tempos do glorioso X.25.
2. Redução de custos.
Apesar dos custos das redes MPLS na América Latina diminuírem consideravelmente nos últimos anos, ainda são considerados entre os mais caros do mundo. Isso gera um cenário bem conveniente para SD-WAN, quando se trata de obter conectividade confiável a um baixo custo.
Todavia, os serviços baseados em redes públicas e em tecnologias de acesso em massa, como internet de banda larga xDSL, DOCSIS ou GPON, ou serviços de redes móveis 4G, nem sempre estão presentes com as características de capacidade e confiabilidade necessárias para um padrão corporativo.
O mapa de cobertura destas tecnologias na América Latina ainda é muito heterogéneo, fazendo com que o projeto final de uma rede SD-WAN deva adotar uma configuração híbrida: Agregando conexões MPLS com outras tecnologias, sem substituí-las totalmente. Isto resulta em que, às vezes, a equação de melhoria de custo pode ser menos promissora que o esperado.
3. Melhor segurança e confiabilidade da rede.
SD-WAN integra a nível de cada gateway, características de segurança como firewall de aplicação, IPS, URL filtrado, cloud security e todo conjunto de ferramentas para criptografar o tráfego da WAN ponta a ponta, oferecendo uma camada de segurança distribuída, que ajuda os administradores de TI a detectar e conter ataques mais efetivamente, fornecendo-lhes uma maior e mais profunda visibilidade do tráfego da rede.
Outro aspecto de destaque do SD-WAN é sua confiabilidade. Sua capacidade nativa de integrar múltiplas conexões de diferentes provedores, diferentes tecnologias e diferentes características sob um só guarda-chuva e de forma clara ao tráfego e às plataformas que se apoiam nela, torna factível poder alcançar facilmente disponibilidades de 99,99% inclusive em regiões como América Latina, com suas limitações de conexão já conhecidas e mencionadas anteriormente.
O conceito SD-WAN é uma via alternativa na qual a confiabilidade se alcança graças a banda largas maiores e uma maior diversidade de redes integradas, além de não ser necessário sacrificar disponibilidade ou desempenho no processo de migração das redes mais clássicas.
4. Simplicidade no processo de migração para a nuvem.
O projeto distribuído de tráfego e gestão de SD-WAN facilita a integração com a nuvem, ajudando as empresas a adotar soluções de infraestrutura como serviços em nuvem, ou seja, mover cargas de trabalho para nuvem pública, seja ela Amazon, Microsoft Azure, Google, etc, de uma maneira muito simples. Adicionalmente, também provê a flexibilidade necessária para otimização de aplicações em nuvem (SaaS) como, por exemplo: Office 365, SAP, Salesforce ou Dropbox.
Em conclusão, as vantagens são múltiplas e os fatores de mudança já estão presentes. SD-WAN, longe de ser uma moda passageira, está se constituindo como a forma atual de entender as redes corporativas. O mercado está consciente de que a visibilidade e o controle de seu tráfego interno são de vital importância e que os investimentos necessários para alcançar essas capacidades já não são tão elevadas como eram nos últimos anos. SD-WAN chegou para ficar, e tanto os provedores como as empresas já sabem disso.
Na TNX podemos ajudar a identificar e construir a arquitetura correta, que otimizará seus resultados em desempenho e custo. Te convidamos a conhecer nossas soluções para saber como podemos te ajudar!
Autor: Jorge Gazzo, Technology Consulting Manager, TNX Corp
Tradução: Lucas Gabriel, Service Manager, TNX Corp