Telecom Expense Management (TEM) – que significa, em português, Gestão de Despesas de Telecomunicações – é a metodologia que permite, às empresas, alcançar a melhoria da governança corporativa. Tudo isso, através do gerenciamento de custos de suas redes de telecomunicações.

No mundo corporativo da atualidade, a utilização de recursos de telecomunicações foi significativamente ampliado. Consequentemente, seus gastos passaram a ter um peso muito maior nos resultados das empresas.

Portanto, a necessidade de realizar uma gestão de custos mais efetiva e que traga resultados efetivos às organizações passou a ter uma relevância muito maior. Essa é a grande proposta de TEM.

A origem de TEM se apresenta na década de 1980 e traz uma série de ferramentas e ajustes de processos que permitiram otimizar e controlar os recursos de telecomunicação de maneira mais efetiva e assertiva para a tomada de decisões, bem como de ajustes de resultados.

Neste artigo, preparamos um conteúdo de cunho mais informativo, justamente com o objetivo de ilustrar empresas que ainda não tem conhecimento sobre o tema. Para isso, vamos abordar um pouco mais sobre a metodologia de Telecom Expense Management (TEM),que visa gerenciar os recursos de linhas móveis, fixas e seus equipamentos de dados e voz, demonstrando que as empresas não podem abrir mão dessa técnica de gestão.

Principais benefícios de TEM

Com o aumento da demanda de telefonia pelas empresas, houve a necessidade de investimentos e inovações em processos e controles, para que se pudesse acompanhar as mudanças de perfil do mercado.

Essa nova realidade impactou em adoção de processos, muitas vezes, de forma desordenada e sem a preocupação com os controles de custos e de suas melhorias. Assim, comprometendo diretamente os resultados e eficiência das empresas.

Telecom Expense Management (TEM) vem ganhando espaço porque possui benefícios concretos e mensuráveis para as empresas. Estão relacionados a três principais resultados corporativos, a saber:

  • Otimização da eficiência organizacional;
  • Maior controle de custos com telecomunicações;
  • Melhoria dos serviços de telecomunicação.

Esses três grandes benefícios podem ser relacionados a diversos aspectos como:

  • Obter controles sobre a manutenção e vida útil dos ativos;
  • Acompanhar os acordos de níveis de serviços – SLA;
  • Fortalecimento de controle sobre faturas de telefonia e suas tarifações;
  • Implantar gestão integrada de rede de dados e tipos de telefonia;
  • Controle de serviços contratados com operadoras de telefonia;
  • Readequação da infraestrutura necessária etc.

Efeitos de TEM

Entre efeitos de lançar mão de Telecom Expense Management (TEM) tem-se, sobretudo, os de agregar valor ao negócio, pois permite que uma área, basicamente, sem uma atuação gerencial apropriada – mas com alto impacto em custos da empresa – passe a poder ser adequadamente gerida.

Ao adotar a solução TEM, permite-se que sejam utilizados os dados obtidos de aplicativos existentes e os transforme em informações significativas para a gestão, possibilitando a melhoria da governança nas empresas.

Essa metodologia que contempla a organização dos processos e a identificação de necessidade de fortalecimento de seus controles permite que se atue com mais eficiência em diversas iniciativas operacionais e de gerenciamento, tais como:

  • Centralização de dados de telecomunicações para análise, comunicação de dados e reavaliação de negócios;
  • Melhoria dos orçamentos de telecomunicações;
  • Visão detalhada e segura dos ativos de telecomunicação da empresa;
  • Apuração de necessidade de fortalecimento de comunicação na organização etc.

Etapas TEM

Para a implantação de Telecom Expense Management (TEM), algumas etapas devem ser atendidas e estar contempladas no projeto de gestão de telecomunicações da empresa.

Dessa forma, algumas medidas devem ser adotadas para formar um banco de dados de informações adequado e permitir manter um histórico prévio a entrada do recurso na empresa, que são:

  • Informações de tipos de cobranças contratuais com empresas de telefonia e suas tarifas;
  • Valores históricos de faturamentos de telecomunicações;
  • Levantamento dos ativos existentes relacionados à área.

Considerações finais

Você sabia que TNX está pronta para oferecer as melhores soluções em Telecom Expense Management(TEM)? Entre em contato conosco e encontre a melhor solução para sua empresa.