Nenhum gestor duvida que é impossível para uma empresa ser responsável por todos os elementos de seu negócio, sem contar com parceiros, seja de produtos ou de serviços. Mas o ponto é que no modelo atual, esses fornecedores acabaram se tornando tantos que administrá-los pode ser tão, ou até mais difícil, do que gerir o próprio negócio.

Para um e-commerce, por exemplo, gerir uma infraestrutura de Telecom com altíssima disponibilidade é uma preocupação tão grande quanto o produto que vende. Afinal, sem infraestrutura não há venda.

E para equilibrar esses fatores, uma tendência que tem se mostrado forte no mercado é contar com o suporte de um especialista em gestão de contratos. Mas será possível realmente compartilhar uma área tão estratégica comum terceiro? Como saber o momento em que se deve unir esforços para conseguir alcançar mais resultados com menor custo e mais eficiência?

 

Terceirizando Gestões Estratégicas

Existem muitos desafios na hora de optar pela contratação de serviços de TI ou de Telecom e os principais deles envolvem o gerenciamento de muitos fornecedores com características heterogêneas, por exemplo. O impacto dessa contratação para o negócio, estatisticamente falando, é melhor que o esperado.

Iremos começar tentando entender essa gestão de fornecedores que é um dos temas mais estratégicos de uma empresa, e quais seriam os benefícios ao se adquirir um relacionamento assim, além de como estabelecer critérios de avaliação entre os melhores e a criar vínculos com estes novos parceiros.

Surgem a partir daí diversos níveis de dependência com estes fornecedores e os processos mais críticos de uma companhia que podem ter um serviço terceirizado. E quanto mais essencial for o serviço, maior o impacto no negócio. Por isso, é chave um bom relacionamento com seus fornecedores, ou melhor, com seus parceiros.

A Importância dessa Parceria

Grandes projetos só serão realmente grandes quando sua empresa trabalha cuidadosamente a relação com fornecedores. E o caminho mais certo para o sucesso dessa relação quando se fala em serviços de TI e Telecom é focar em contratar uma empresa especialista que tenha foco no suporte de gestão de contratos.

Desafios recorrentes acabam gerando termos de mercado, e para estes casos já se fala em Gestão deRelacionamento com Fornecedores, quase uma cartilha na gestão corporativa.Dessa forma, algumas práticas se tornam eficazes para cumprir este bom relacionamento:

• Bom relacionamento entre companhias acima de tudo

• Adquirir ‘parceiros’ ao invés de fornecedores

• Qualidade vem antes do preço

Um bom exemplo quando você terceiriza a gestão de TI ou de Telecom é que esta empresa terceira irá gerir ordens de serviço dos fornecedores de TI e Telecom e solicitações de serviços internos. Mais uma boa notícia para o seu negócio.

Com a terceirização de processos de negócios mais específicos ou complicados, sua empresa terá a garantia de melhorar a eficiência corporativa como um todo, visto que terá acesso ao melhor em metodologia e conseguirá focar no core business.

Transformando Fornecedores em Parceiros

O grande ponto positivo aqui seria se sua empresa conseguisse otimizar o gerenciamento desses contratos com muitos fornecedores, correto? Buscando sempre, claro, o melhor custo benefício para os seus negócios, e com a garantia de ter optado pelo melhor serviço prestado.

Então, como engajar estes fornecedores na sua estratégia? Com serviços distintos e um mesmo fornecedor? Definindo a melhor área da companhia para gerenciamento dos fornecedores de TI e Telecom?

Se a sua empresa está bem alinhada com os seus fornecedores, ambos os negócios poderão obter resultados melhores, diminuindo os riscos e ampliando a margem de colaboração e inovação.

Encontrar uma empresa pronta para assumir essa relação, em um processo de Outsourcing que pode ser total ou parcial, de acordo com suas necessidades, pode ser um passo bem dado.

Terceirizando bem a sua gestão de fornecedores de TI e Telecom, sua empresa contará com os seguintes pilares de vantagens:

• Especialistas de alto nível

• Uma empresa para assumir o levantamento de todos os contratos e análise dos processos atuais, além de apresentação de proposta de padronização destes contratos e KPI’s de acompanhamento

• Gestão dos novos contratos com base nos novos processos estabelecidos

• Alinhamento com os fornecedores do contrato sobre os novos padrões

• Redução de custos com salários de novas contratações de times para cada área

• A organização como um todo foca 100% no core business, gerando mais valor para o negócio sem gastar energia com atividades de sustentação

• Flexibilidade para a empresa em expandir ou reduzir

Em resumo, é impossível ser o melhor em absolutamente tudo. O interessante, e o mais importante, é que as empresas não percam o foco de seu negócio, concentrando nele todo o seu melhora fim de conquistar suas metas. Conte sempre com o auxílio de um parceiro especialista.

A união que faz a força!

E na sua empresa, já chegou o momento certo de desenvolver parcerias e dar mais espaço a estas companhias, transformando fornecedores em parceiros para o seu negócio?

 

TNX